Visual Merchandising no PDV: motivos para implementar já

O Visual Merchandising engloba técnicas de varejo que já abordamos aqui, como Retail Design e Vitrinismo. Ampliar o conhecimento de técnicas pode melhorar vendas, estimular o movimento na sua loja, contribuir para a fidelização de clientes e estimular o aumento do valor de marca.

 

O que é Visual Merchandising?

O Visual Merchandising é o conjunto de técnicas que padroniza tudo o que trabalha para vender o seu produto, como a vitrine, manequins, mostruário e Retail Design. Ele faz a propaganda externa e interna do seu negócio, criando uma identidade própria e despertando a necessidade de consumo em quem estava apenas passando.

É muito mais do que bons vendedores, boa vitrine ou boa fachada, é sobre como harmonizar tudo isso para contar uma história sobre a experiência de consumo relacionada ao seu negócio.

 

Como o VM funciona

Para o cliente que vai constantemente nas mesmas lojas, a sensação é a de que sempre existem produtos novos. A verdade é que eles, geralmente, sempre estiveram lá a maior parte do tempo, só mudaram de lugar, entrando em evidência de acordo com a necessidade do público ou data.

A maneira mais fácil de perceber isso é em lojas de roupas, onde as coleções só alteram a cada estação, de 3 em 3 meses.

A montagem dos manequins e vitrines tende a seguir um cronograma para que todas as principais roupas fiquem em evidência pelo menos uma vez até a chegada da próxima coleção.

Esteja o seu produto em um manequim, uma prateleira ou na vitrine, o Visual Merchandising conversa com as tendências que aproximam o público do produto, criando um relacionamento que fideliza a longo prazo.

É importante manter um registro completo de todas as vendas do seu empreendimento, pois é a partir desses dados que você vai definir o melhor horário de venda, quais produtos são mais vendidos e qual é o público que mais os consome. Com isso, é possível criar estratégias que valorizem o que está dando certo, e permitam testar novos caminhos para o que precisa ser melhorado.

 

 

Conte uma história através do seu produto ou serviço

Quando o cliente entra em uma loja e consegue entender o que cada setor quer vender, mesmo que ele não esteja identificado por placas, isso é o storytelling criado pelo Visual Merchandising.

Se ele deseja comprar roupas para uma determinada ocasião, como uma entrevista de emprego, ele vai direto na loja onde ele sabe que tem. E é esse saber que confirma que o Visual Merchandising fidelizou mais um cliente.

Até as peças de roupas que parecem comuns passam a fazer mais sentido quando combinadas com outros acessórios. Nos manequins elas atraem o cliente com estilo parecido, e expostas na loja ao lado de produtos com cores e cortes diferentes levam a imaginação de qualquer consumidor a criar outras possibilidades de combinações que o agradam.

 

Encante para estimular o consumo

O Visual Merchandising é, basicamente, a padronização e integração de tudo o que faz parte do empreendimento. É preciso ficar evidente o que o negócio oferece, desde a fachada, criando um sentimento de identificação com o público.

Além das cores e combinações de produtos na vitrine, o Visual Merchandising alinha o Retail Design com técnicas de venda. Se bem executado, ele seduz o consumidor a fazer a sua escolha, antes mesmo do vendedor entrar em cena.

É possível ver isso de maneira mais explícita nas lojas de departamento, em que cada espaço tem uma organização por cor e tipo, respondendo a todas as dúvidas que possam surgir na mente do cliente, e incentivando o consumo.

Aqui entra a importância do layout da loja, da iluminação adequada, da paleta de cores, do uniforme dos vendedores, dos móveis, da sinalização interna e da vitrine, e que tudo isso converse para transmitir a essência do seu empreendimento.

 

Veja no vídeo abaixo um pouco mais sobre Visual Merchandising e como aplicá-lo em seu negócio:

 

Além de atrair o consumidor, você precisa criar um ambiente confortável para que ele queira ficar tempo o suficiente para comprar bastante, e para isso, nada melhor do que estimular todos os sentidos.

 

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Experiência multissensorial e como ela pode estimular o consumo

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