Doce gourmetização: a comunicação visual da Granulare Brigadeiros

Quem é que consegue recusar um brigadeiro? E ainda mais quando além do sabor tradicional tem também o de leite ninho, brigadeiro de churros, de morango… A gourmetização na gastronomia abre portas para a criatividade, e está muito ligada ao empreendedorismo, aos produtos artesanais e ao valor agregado. O conceito da gourmetização está diretamente relacionado ao oferecimento de um diferencial, de uma experiência que conquista além do paladar.

 

A culinária e o empreendedorismo: uma relação que dá certo

Os programas de culinária, como MasterChef, Cozinha sob Pressão e o próprio programa da Ana Maria Braga, já fazem parte do entretenimento dos brasileiros. Essa popularização, tanto dos programas que ensinam a fazer pratos, quanto dos que mostram chefs cumprindo desafios, fez com que o mundo da gastronomia se tornasse mais acessível, incentivando que mais indivíduos começassem a se aventurar na cozinha.

A gourmetização começa a aparecer quando a criatividade para pensar em receitas envolve aquelas que já são queridinhas dos brasileiros, como o brigadeiro citado lá no início.

Quando o conceito começou a aparecer nas redes sociais e em blogs especializados em gastronomia, a publicidade percebeu que utilizar o termo poderia alavancar vendas, já que deixava explícito o diferencial do produto, estimulando o desejo e o consumo.

A utilização exaustiva do termo em produtos que não tinham um real diferencial acabou afetando o conceito da gourmetização, e é bem provável que você já tenha visto diversas piadas envolvendo esse termo.

 

 

O significado do termo “gourmet” é cunhado no livro A Fisiologia do Gosto (1885), do gastrônomo francês Jean Anthelme Brillat-Savarin, e designa, em resumo, aquele que tem o paladar apurado. No mesmo livro, considerado a bíblia da gastronomia, Brillat-Savarin traz o conceito de “o prazer da mesa”, que é próprio dos seres humanos – diferente do prazer de comer, e ressalta o quão importante são os cuidados preliminares com a refeição, incluindo a escolha do local e as pessoas com quem você divide a mesa.

O prazer da mesa é o que surge quando a fome é satisfeita, é quando a conversação se instala e reflexões acontecem.

Leia mais!
Restaurante Santo Garden: o sucesso de estampar a personalidade além dos seus pratos

É por isso que para satisfazer tanto o prazer de comer quanto o prazer da mesa é necessário investir na experiência completa do produto, do sabor até a identidade visual do ponto de venda.

 

A gourmetização dos doces e a comunicação visual: Granulare Brigadeiros

Com a evolução da gastronomia, dos estilos de comida e dos movimentos em novas direções, o conceito de gourmet se expandiu, sendo utilizado inclusive em áreas como transportes, moda e serviços de cuidados com o corpo.

Quando se fala em alimentação, pode-se dizer que gourmetizar significa oferecer uma experiência diferenciada com aquele produto ou serviço, que vai além do sabor e da qualidade dos ingredientes, envolvendo também a embalagem e o ambiente em que ocorre a venda.

É aí que entra a importância da comunicação visual. Se o seu produto vende uma experiência diferenciada, toda a identidade relacionada a ele precisa também construir essa experiência.

 

 

Leia mais!
A versatilidade e o impacto das fachadas em ACM

Santa Maria conta com opções variadas de produtos gourmet, e os doces são o forte da Granulare Brigadeiros, que fica na Rua Floriano Peixoto, 1250. Com uma identidade artesanal, a brigaderia oferece diversas opções de doces, que vão desde o queridinho bolo de cenoura até as invenções mais criativas, como a coxinha de brigadeiro.

E claro, não poderiam faltar os brigadeiros, os astros da Granulare, que além do brigadeiro clássico também oferece opções de sabores como napolitano, esticadinho e amêndoa.

Para valorizar a identidade da Granulare, a comunicação visual da fachada ressalta as cores da marca, junto com o logotipo aplicado em letras caixa.

A ambientação do espaço também é importante para fixar a sua marca na lembrança do consumidor, e utilizar painéis fotográficos que complementem a identidade da marca é uma ótima estratégia.

A gourmetização também envolve as embalagens do produto, e os adesivos são uma ótima alternativa, pois podem ser aplicados em qualquer superfície, do vidro ao papel.

Ficou curiosa(o) para descobrir outras formas de utilizar a comunicação visual no seu empreendimento?

Leia mais!
Fachadas com letras caixa: 4 razões para investir agora

 

Cupom promocional

Esse conteúdo te inspirou a fazer alguma atualização na Comunicação Visual do seu negócio?
Preencha o formulário abaixo e receba um CUPOM DE DESCONTO ESPECIAL para a contratação dos nossos serviços: