Arquitetura comercial e comunicação visual: o segredo do sucesso

Quando a arquitetura comercial trabalha junto com a comunicação visual a chance é que essa estratégia impulsione resultados, fidelize clientes, crie valor para uma marca, eleve números de venda ou de alcance, entre outras coisas. O resultado alcançado na nova loja Praxis em Santa Maria explica na prática como essa união pode funcionar.

 

Arquitetura + comunicação visual: como essa união beneficia um negócio

A arquitetura comercial leva em conta todos os fatores para maximizar o impacto do empreendimento. É quando o profissional avalia todas as particularidades de um espaço físico e projeta maneiras de maximizar a utilidade de cada m², sempre levando em conta a melhor experiência do consumidor.

Explorar ao máximo o imóvel é uma maneira de garantir que o cliente vai encontrar com facilidade o que procura, e que a venda será facilitada, além da criação de memórias positivas entre o estabelecimento e o inconsciente do cliente.

 

 

 

Nova loja Praxis: exemplo de uma união de sucesso

A soma da arquitetura comercial com a sinalização visual é visível na nova loja da Praxis, que fica na Rua Alberto Pasqualini, 15, no Centro de Santa Maria. A loja teve um projeto que levou em conta cada detalhe, principalmente a integração do projeto arquitetônico com a sinalização interna e externa da loja.

 

 

O prédio está localizado em uma importante esquina do centro da cidade, e no projeto para a nova loja da Praxis o estúdio de arquitetura planejou uma grande reformulação. No exterior do ponto comercial a pintura abriu caminho para que a sinalização garantisse um visual completamente novo para o ponto.

A utilização do ACM (placas de alumínio de alta resistência) mudou completamente o visual: o ACM na cor branca reveste a parte superior das vitrines, e na cor azul foi usado para criar o pórtico de entrada da loja, junto com uma iluminação especial.

 

 

A escolha da iluminação também foi planejada de forma que tanto os letreiros quanto o interior da loja conversassem, e depois que o sol se vai a iluminação das letras caixa garante que a loja continue tendo destaque e sendo lembrada depois do horário comercial.

 

 

Leia mais!
Quer saber mais sobre o diferencial que as letras caixa trazem para as fachadas? Descubra em 4 dicas!

 

Como a comunicação visual ajuda a criar valor de marca

Quando um espaço comercial usa cores, texturas e decoração de maneira coesa o cliente percebe isso, tanto em nível consciente quanto inconsciente. O sentimento que ele vai ter ao entrar em um local em que, por exemplo, a disposição dos móveis foi planejada para criar o melhor trajeto dentro da loja vai ser diferente de entrar em um espaço apertado, em que elementos visuais são desconexos e não se unem para criar a identidade da marca.

É aí que entra o projeto de sinalização, que leva tudo isso em conta na hora de escolher cores e materiais que vão conversar com os objetivos do empreendimento e com o espaço físico.

 

 

Sempre que um cliente entrar em um estabelecimento e sair com a sensação de que tudo combina é porque o casamento entre arquitetura comercial e comunicação visual está sendo um sucesso.

Leia mais!
Se o prédio não pode ser reformado ainda assim é possível criar uma fachada que combina completamente com o interior: utilizando o retrofit.

 

Cupom promocional

Esse conteúdo te inspirou a fazer alguma atualização na Comunicação Visual do seu negócio?
Preencha o formulário abaixo e receba um CUPOM DE DESCONTO ESPECIAL para a contratação dos nossos serviços: